Imprimir
Acessos: 8122

Tudo começou nos E.U.A. no início dos anos 70. As crianças imitavam os seus ídolos do motocross com suas bikes. Elas começaram construindo pistas de moto e bicicleta e realizando corridas informais. Um novo esporte nascia!foto 2704 2001-04-25 grande O BMX cresceu e se "enraizou" entre Nova Iorque e Califórnia. O marco principal para o BMX veio com a estréia do filme "On Any Sunday" (sem titulo em português) de 1971. Muitos dos pais dos pilotos iniciantes de BMX reconheceram o aspecto positivo do esporte e começaram a se organizar para divulgar e promovê-lo. Esse esforço resultou na criação da primeira entidade organizadora do esporte no mundo, a NBL (National Bicycle League), fundada em 1974. Depois desse ponto o BMX caminhou para tornar-se um esporte reconhecido no mundo todo. No dia 3 de julho de 1978 Orlando Camacho foi convidado pela Monark para chefiar a primeira equipe de BMX Racing da América do Sul. Com grande experiência em competições de ciclismo e com vários títulos conquistados, Camacho convidou garotos do bairro da Mooca, em São Paulo, para participar da equipe. Na mesma época, a mesma empresa criou uma bicicleta especialmente desenhada para a prática do esporte, que ganhou o nome de BMX. Originalmente ela vinha de fábrica com "tanque", pára-lamas e um banco igual ao de uma moto de motocross. Durante 7 meses o BMX foi divulgado no Estado de São Paulo em exibições feitas com rampas de madeira, em escolas e praças. A primeira delas foi no Guarujá, no litoral paulista, em agosto de 1978. Mais tarde, em 1979 foi construída uma pista na Marginal Pinheiros, em São Paulo, próximo à Ponte da Avenida Cidade Jardim. O local contava com obstáculos, curvas e um poço de lama e os pilotos utilizavam bicicletas e equipamentos fornecidos pela Monark, que era a proprietária do local.

A Confederação Brasileira de Bicicross - CBBx, foi fundada em 02 de fevereiro de 1989, é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos, de prática esportiva amadora, com duração indeterminada, com sede e foro na cidade de são Leopoldo, Rio Grande do Sul, sito a rua Adelino Ferraz, 170, Bairro São José, CEP 93040-220, com telefone (51) 3588 0399 / 3099 4606.

As federações fundadoras da CBBx, são: A Federação Paulista de Bicicross, Federação Paranaense de Bicicross, Federação Mineira de Bicicross.

As pessoas que assinaram o Estatuto Social de fundação da CBBx, foram, Alvaro Paulo Ferreira Franco, Alex Tadeu do Amaral Ribeiro, Rogerio Fernando de Lima, Mikyia Fugita, Nilceu Saito, Genilda de São José Franco, Fabiano Franco e Acyr de Lima.

O primeiro presidente da nova Entidade e grande defensor do Bicicross aberto, democráatico e participativo foi o incansável e competente Nilceu Saito. Muito esperto e grande administrador, sempre esteve assessorado por pessoas de grande capacidade, para não cometer injustiças colocaremos alguns nomes como exemplos que são Ariovaldo Valverde e sua esposa Zilda(in memorium), Romildo Votto, Valmir Martins, Maria de Lurdes Basile, Roberto Silva, Haroldo Ramalho (in memorium). Somos sabedores que muitos nomes dessa primeira equipe de trabalho estão faltando, mas a lembrança e os dados históricos estão falhos nesse momento.